sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Mapas Conceituais de Epitaciolândia e Assis Brasil - Parte I

Apresento aqui as produções de Mapas Conceituais produzidos no município de Epitaciolândia pelos professores de Ensino Médio da rede estadual de ensino de Epitaciolândia e Assis Brasil.
A oficina foi ministrado pelos professor Jones, assessorado pelos técnicos da SEE James e Albanir.
Os mapas conceituais (MC) são formas de representar os conhecimentos por representações gráficas. Apresenta os seguintes elementos básicos:
  • Os conceitos: regularidade nos acontecimentos ou nos objetos que se designam através de um térmo. "ácido", "reagente", ou "atmósfera" são exemplos de conceitos.
  • Palabras de ligação: são utilizadas para unir os conceitos e para indicar o tipo de relação que se estabelece entre eles. Por exemplo, se relacionamos os conceitos "homem" e «átomos», mediante as palavras de ligação "proporciona" ou "modifica", as proposições que genram são parecidas mas não idênticas.
  • Proposições: dois ou mais termos conceituais unidos por palavras para formar uma unidade semântica. Ex. "O homem é formado por átomos".
  • Elipse ou óvulo: Os conceitos se colocam dentro da elipse e as palavras de ligação se escrvem sobre ou junto a linha que unem os conceitos. Podem utilizar-se tambem: retângulos, quadrados, círculos, etc.
  • Linhas e Flechas de Ligação: Nos mapas conceituais convencionalmente, não se utilizam as flechas porque a relação entre conceitos esta especificada pelas palavras de ligação, se utilizam as linhas para unir os conceitos.
  • As Flechas: Só no caso da relação que se trate não seja de subordinação entre conceitos, por tanto, se utilizam para representar uma relação cruzada, entre os conceitos de uma etapa do mapa e os de outra parte da "árvore" conceitual. A flecha nos indica que não existe uma relação de subordinaçãol. Por exemplo: "água, mistura e farinha".

Os mapas conceituais podem ser usados em qualquer série e em qualquer conteúdo. Os MCs constituem uma representação explícita e manifesta de conceitos e proposições que possui uma pessoa, permitem aos docentes e aos estudantes mudar seus pontos de vista sobre a validade de um determinado vínculo ou dar-se conta das conexões que faltam entre os conceitos e que sugerem a necessidade de uma nova aprendizagem. Igualmente servem para tornar clara as concepções equivocadas, pois se observam geralmente por uma conexão entre dos conceitos que formam uma proposição claramente falsa, ou que passa por alto a idéia principal que relaciona dois ou mais conceitos.
O exercício de elaboração de MCs fomenta a reflexão, a análise e a criatividade.

Todos os mapas expostos neste comentário são produções dos professores locais claramente identificados nos slides.

Quero parabenizar a todos por seus produtos.

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