quinta-feira, 31 de julho de 2008

EDEQ


Está aberta as incrições para a participação do 28º Encontro de debates sobre o ensino de Química - EDEQ, que será realizado em Canoas - Rio Grande do Sul, nos dias 23 a 25 de outubro de 2008. As inscrições serão realizadas até 15/08/2008.

O tema deste ano é: Química da Terra e para a Terra: Educação e Tecnologia.

Mais informações no e-mail edeq2008@ulbra.br.

Primeira Medalha na Olimpíada Internacional de Biologia



Entre os dias de 14 e 21 de julho foi realizada em Mumbai (Índia) a XIX International Biology Olympiad (IBO). Desde a XV IBO esta foi apenas a terceira participação da equipe brasileira que, organizada pela UFRJ com oapoio da ANBio, vem sendo promovida com o apoio somente da FAPERJ, o CIB e empresas como a Monsanto e a Pioneer. A delegação brasileira deste ano foi formada pelos alunos Pedro Carvalho Bessa (CE), Pedro Rogério (CE), Pedro Sabino (CE) e Daniel Carvalho Zen (ES), e os professores Claudia Russo (UFRJ) e Rubens Oda (ANBio). Os quatro alunos foram selecionados na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) que já está se encaminhando para a sua quinta edição. Neste ano, a IV OBB foi aplicada na maioria dos estados brasileiros contando com mais do que 25.000 alunos de ensino médio participantes. Pedro Bessa, já medalhista de ouro na última Olimpíada Iberoamericana de Biologia (México), conseguiu a primeira medalha brasileira em uma Olimpíada Internacional de Biologia (Índia), alcançando uma medalha de bronze entre 215 estudantes de 55 países. O significado desta medalha é sobretudo o da superação. Mesmo com escassez de recursos, estudantes brasileiros têm se esforçado e mostrado a confiança na educação como agente de promoção social. Parabéns Pedro Bessa e parabéns a todos os alunos e professores que têm acreditado na OBB. Entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro será promovida pela UFRJ a II Olimpíada Iberoamericana de Biologia. Os alunos, também selecionados pela OBB, participarão de provas práticas e teóricas realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro competindo com alunos de países como Espanha, México, Bolívia, Argentina, Peru, Costa Rica e Chile.
A integração dos países promovida pela Biologia, bem como a socialização e trocas de experiências entre alunos e professores unidos por línguas irmãs. Para maiores informações sobre a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) visite o site http://www.anbiojovem.org.br/ ou escreva para o e-mail olimpiadas@anbio.org.br.
Realização:

XXII Oficina de Física

Recebi, hoje o seguinte e-mail, e aqui o divulgarei na intégra, caso alguém deseje participar.
"Temos o prazer de anunciar que a XXII Oficina de Física com o tema A Física no Estudo do Cérebro Humano será realizada no Auditório do Instituto de Física "Gleb Wataghin"(IFGW) da Unicamp no próximo dia 16 de Agosto das 8h30min às 16h. A Oficina de Física é um evento de divulgação científica em temas atuais variados. Seu principal objetivo é enriquecer a formação dos profissionais do ensino médio em ciências, mas ela é aberta a todos os interessados e se caracteriza por uma abordagem acessível para pessoas com uma formação mínima em ciências. Uma taxa de inscrição é cobrada para cobrir as despesas da realização da Oficina.
Inscrições até dia 12 de Agosto pelo site:
http://www.ifi.unicamp.br/extensao/oficinas/formulario/"

Att.
Viviane Therezinha de Faria Fonseca
Coordenadoria de Extensão IFGW/UNICAMP
Telefone: (19) 3521 5286

Término das Inscrições para a OBF 2008



Termina na quarta-feira dia 06/08/2008 as inscrições das escolas para participarem da Olimpíada Brasileira de Física.
As provas da 1º Fase serão realizadas no sábado dia 16/08/2008.

Participe.
No Acre, já confirmaram a participação as seguintes escolas: Colégio Estadual Barão do Rio Branco e a Escola José Rodrigues Leite, ambas situadas em Rio Branco, a Escola Prof. Iris Célia Cabanelas em Assis Brasil e Escola são Luiz Gonzaga em Campinas.

Maiores informações no telefone: (68) 9974 2336.

Realização:




Apoio:



sexta-feira, 18 de julho de 2008

Aquecimento Global é Real?

Expondo um problema remanescente a Revista Awake! de agosto de 2008 (Despertai! em Português), traz como assunto de capa Aquecimento Global - o planeta Terra está em perigo?
O interessante é que os artigos levantam as prováveis consequências para a humanidade e para o meio ambiente se a elevação da temperatura da terra continuar no ritmo que está. A revista traz a análise sobre pontos de vistas diferentes, mostrando pontos de vista diferentes sobre a temática.
Alem disso, esta traz um encarte interessante sobre como se mede a temperatura da terra. Você sabe?
Outro encarte, é um recorte histórico de desastres climáticos ocorridos só em 2007 em todo o mundo.


quinta-feira, 17 de julho de 2008

Brainstorming in Plácido de Castro

Nos dias 11 e 12 de Julho (Sexta e Sábado), eu, Vera Lúcia e Victor Hidalgo, estivemos em Placido de Castro reunido com os professores daquele município e de Acrelândia ministrando uma Oficina de Brainstorming.

O que é Brainstorming?

A tradução é "Tempestade de Idéias" ou "Chuva de Idéias", esta é uma técnica que possibilita extrair o máximo de idéias dentro de um pequeno espaço de tempo, quer seja para um problema, uma solução, um design, um mecanismo, etc.

A idéia é sair do "cercadinho" mental e propor idéias criativas.

Sinteticamente a técnica pode ser assim explicada: primeiro momento expõe-se a atividade, num segundo momento, todos os indivíduos do grupos expôem suas idéias sem criticidade nem justificativas. (Para não haver momentos de stand). Num determinado momento as idéias começam a se esgotar, é chegado o intervalo para se reestruturar as idéias, assim todas as idéias são expostas em um quadro-negro (ou em outro material) e então reagrupadas conforme critérios pre-estabelecidos, como repetição, similaridade, contradição, prazo, continuidade, etc. Sendo então analisadas ou transcorrer dessa etapa ou ao fim desta, reduzindo-se portanto o número de idéias.
O interessante é que rapidamente podemos propor soluções até então inusitadas. Uma coisa boa é que muitas idéias podem podem pegar carona na idéia de outros e que, mesmo após ter sido encerrada a sessão pode-se incluir uma idéia, não existe um fim literal da sessão... o importante é ter idéias.

- É..., muitas cabeças pensam melhor que uma.

Onde podemos utilizar a chuva de idéias?

Ao iniciar uma aula, para reconhecer os conhecimentos prévios acerca de uma temática, para avaliar aprendizagens, para elaborar projetos de pesquisa, etc.







Palavra-chave:



CRIA = ATIVA + MENTE




quarta-feira, 16 de julho de 2008

Determinado a Atração sob Efeito Etílico

Pesquisadores da Manchester University afirmaram que o efeito embelezador causado pelo consumo de cerveja não tem como único fator a quantidade de bebida ingerida. Variáveis adicionais devem ser incluídas, tais como a luz no bar ou boate, a visibilidade que o bebedor tem do local, bem como a quantidade de fumaça existente no ambiente. A distância entre as pessoas também entra nos cálculos.
Assim segundo esses pesquisadores, a fórmula da atração física sob efeito do álcool ficaria assim:




Sabendo que:

An = número de unidade de álcool consumidas
dS = fumaça no local ( variando de 0 a 10, sendo 0 para totalmente limpo e 10 para repleto de fumaça)
L = luminosidade sobre o alvo (pessoa) de interesse (medido em candelas por metro quadrado, sendo 1 para completamente escuro e 150 para luz natural)
Vo = acuidade visual (Snellen) (sendo 6/6 para normal)
d = distância da pessoa que interessa (em metros, de 0,5 a 3 metros)



A fórmula fornece um resultado, variando de menos que um - no qual não existe o 'efeito cerveja' - até para mais de 100.
Pessoas sem nenhum atrativo físico tornam-se bonitas quando o valor da fórmula está entre 51 e 100. Em mais de 100, os(as) feios(as) ficam parecendo super modelos.
A pesquisa foi apoiada pela empresa de oftalmologia, Bausch & Lomb PureVision.


Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/england/manchester/4468884.stm

Montagem do Laboratório em Manuel Urbano

Nos 10-12 de junho, estive junto com o professor Victor Hidalgo no município de Manuel Urbano, para montarmos o Laboratório de Ciências como também ministrarmos uma oficina de utilização de alguns equipamentos e normas de segurança.

Para nos deslocarmos de Sena Madureira para Manuel Urbano tivemos que pagar cada um R$ 25,00 para irmos na traseira de uma Toyota (valor não ressarcido), simplesmente porque em funçaõ de uma "micro-chuva" não haver transporte de ônibus em função dos atoleiros. Sem contar que ao chegarmos na city, encontrarmos um único hotel (cito: hospedaria) com um único quarto e uma única cama. Obs.: Um outro indivíduo que estava hopedado no referido estabelecimento nos cedeu uma outra cama.

Mas para a felicidade de todos, a aventura valeu pena, pois podemos compartilhar momentos de troca de conhecimentos com os professores de Manuel Urbano. Esperamos que tenhamos contribuído com nossa parca experiência.



Até a próxima...




Um Livro de Química na História

Uma dica de livro interessante é o que começei a ler ontem "Os Botões de Napoleão", trata-se não de um livro de história da química, mas sim da química na história. A temática do livro é uma referência a como o conhecimento sobre coisas aparentemente insignificantes (ou a falta dele) pode mudar o curso da história. Em 1812, o exército de Napoleão sofreu uma derrota acachapante para os russos, em grande parte por não estar preparado para enfrentar o inverno eslavo. Uma teoria controversa para explicar seu fracasso culpava os botões de estanho dos uniformes dos soldados franceses. Como a estrutura desse metal se decompõe em temperaturas baixas, os botões acabavam se esfarelando, abrindo os casacos e deixando os soldados vulneráveis ao frio. Esse exemplo específico não se encontra no campo da química orgânica – aquela que os autores se dispõem a apresentar no livro – mas se encaixa na proposta: "A idéia de que eventos de extrema importância podem ter dependido de algo tão pequeno quanto moléculas proporciona uma nova abordagem à compreensão do avanço da civilização humana".

a leitura do livro é atraente e de fácil compreenção. Um presente a boa leitura escrito pelos químicos orgânicos Penny Le Couteur e Jay Burreson. Publicado em português pela editora Jorge Zahar e custa o equivalente à R$ 46,00.

Boa Leitura!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Tabela Periódica dos Materiais

Uma tabela periódica diferente. Essa é a proposta dessa tabela, o reconhecimento dos diferentes materiais e de onde podemos encontrá-los, tanto no meio natural como no articial. Interessante, não acha! Ela pode ser colada em slide para aquela aula de Periodic Table. (Clicável daqui)