segunda-feira, 30 de junho de 2008

Propriedades do Surfista Prateado


Se você, por acaso, em algum dia, encontrar o surfista prateado e resolver enfrentá-lo. Deverá estar preparado. Pensando na sua saúde resolvi preparar um dossiê com dicas que poderão lhe ajudar a ser bem sucedido nessa pugna.

Aqui vão:

O nome prata é oriundo do latim Argentum daí o símbolo Ag, este elemento apresenta número atômico 47 (prótons). O estado de agregação desse metal á temperatura ambiente é o sólido.


Suas principais propriedades são:


Propriedades Químicas


Massa Atômica: 107,86 u

Retículo: Cúbica de Face Centrada

Configuração Eletrônica: [Kr] 4d10 5s1

Propriedades Físicas


Densidade: 10,49 g/cm³

Dureza: 2,5 mohs

Ponto de Ebulição: 961 ºC

Ponto de Fusão: 2162 ºC


A prata não é tóxica. No entanto, a maior parte dos seus sais são venenosos devido à presença de íons. Estes compostos são absorvidos pelo corpo e permanecem no sangue até se depositarem nas mucosas, formando uma película acinzentada. A intoxicação por prata chama-se argiria.

O principal composto que o ajudaria nesta pugna é o FERROCIANETO DE POTÁSSIO. Esta substância se apresenta na forma de cristais vermelho alaranjados, bastante solúveis em água. É um poderoso solvente da prata metálica, pelo que se utiliza na preparação de branqueadores e na formulação de banhos de viragem. É um produto sensível à luz e deve ser conservado em frascos escuros. É necessário tomar precauções especiais para evitar que entre em contacto com ácidos fortes ou que seja fortemente aquecido, já que poderá decompor-se, com formação de ácido cianídrico ou de cianetos, esses sim, extremamente venenosos.

Espero que essas dicas o ajudem.

Ah! Se você ganhar a luta e não tiver nada para fazer com o que sobrou do surfista prateado, encaminhe-me um e-mail, que usarei a sua essência para construir balas de prata contra os licantropos.

Nenhum comentário: