sábado, 28 de março de 2009

Aula 1 - Sequência Didática de Química - Módulo I



APRESENTAÇÃO
Autor: Jones Ribeiro Soares
Disciplina: Química
Módulo: Um
Aulas Previstas: 20
TEMA
Química, Tecnologia e Sociedade
SUBTEMA
Introdução a Química Geral
APRENDIZAGENS ESPERADAS
· Resolver problemas de notação científica.
· Converter escalas termométricas.
· Operar exercícios de densidade.
· Pesquisar conceitos fundamentais de química na web.
· Diferenciar as mudanças que ocorre na matéria.
· Ler, interpretar e plotar gráficos de mudanças de estado e solubilidade.
· Representar diferentes modelos atômicos.
· Ler a tabela periódica.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
· Reconhecimento do que é química.
· Gostar de estudar.

DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES
Atividade1: Apresentar-se aos discentes, expor o programa da disciplina, demonstrar à sistemática das aulas e estabelecer os acordos. → 20 min
Atividade2: Apresentar as aprendizagens esperadas para o Módulo I, que correspondem as primeiras 20 aulas, que deverão ser listadas no quadro-negro. → 10 min
A ordem de abordagem das temáticas poderá ser sugerida pela turma, aqui sugiro uma ordem para a logística da aula, que pode ser adequada em função das necessidades.
Atividade3: Explicar quais são os estados físicos da natureza e como se comportam suas partículas em cada um desses estados. Em seguida, mostrar as mudanças de fase e plotar um gráfico de aquecimentos mostrando as partes do gráfico, elaborando um conjunto de questões a ser feita aos discentes, para auxílio dos mesmos na interpretação de gráficos de aquecimento e resfriamento. → 35 min
Atividade4: Expor pela técnica de mapas conceituais, conceitos fundamentais da química, por exemplo: matéria, fenômenos físicos, fenômenos químicos, substância pura, mistura homogênea, mistura heterogênea, substância simples e substância composta. → 30 min
Atividade5: Agora os alunos serão orientados a usar a notação científica, através de um conjunto de exemplos, a serem resolvidos na lousa pelo professor. → 10 min
Atividade6: Converter unidades termométricas de diferentes escalas, por representar na lousa as principais escalas. Em seguida os alunos, por reprodução, aprenderão a técnica de montagem de fórmulas por conversão. Depois o professor, passará um problema a partir de uma situação real, em que os acharão a temperatura em diferentes escalas. O problema consiste em coletar uma amostra líquida de uma substância e medir a sua temperatura com o termômetro. Questão a ser proposta: Qual essa temperatura em outras escalas? → 30 min
Atividade7: Explicar por meio de desenho e da “experimentação do submarino” a compreensão da propriedade densidade. Depois, por meio de exemplos, utilizar a fórmula da densidade na resolução de problemas. → 15 min
Atividade8: Explicar por meio de gráficos a propriedade solubilidade. → 15 min
Atividade9: Explicar a evolução dos modelos atômicos: Dalton, Thonsom, Nagaoka, Rutherford-Bohr. → 15 min
Atividade10:Utilizar a tabela periódica em forma de pôster, demonstrando como lê-la e como retirar informações relevantes da mesma. → 15 min
RECURSOS
Giz, quadro-negro, Xerox, termômetro, copo descartável, água, cabeça de ampola, seringa, garrafa pet 2 l com tampa e a tabela periódica.
ESPAÇOS
As atividades da aula expositiva será realizada em sala de aula. A resolução das atividades poderá ser realizada na biblioteca, em lan house e em espaços de apoio aos encontros de tutoria dispostos pelo SESC.
AVALIAÇÃO
Avaliação formativa sobre as aprendizagens esperadas para esta seqüência e registradas no Diário de Bordo.
REFERÊNCIAS
ACRE. Governo do Estado. Secretaria de Educação. Referenciais Curriculares de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Rio Branco: SEE, 2005. 41-45 p.
ATKINS, P. e JONES, L. Princípios de química: Questionando a Vida Moderna. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 31-37.
FONSECA, M. R. M. InterAtividade Química: Cidadania, Participação e Transformação. São Paulo: FTD, 2003. 23 p. (Coleção Delta).
MORTIMER, E. F. e MACHADO, A. H. Química. Vol. Único. São Paulo: Scipione, 2006. 14 e 38 p.
SANTOS, W. L. P e MOL G. S. (Coord.) Química & Sociedade. São Paulo: Nova Geração, 2006. 9-13, 21, 35 e 48.
ESPAÇO DO PROFESSOR
* Dificuldades:

* Observações:

* Encaminhamentos:

ESPAÇO DA COORDENAÇÃO


3 comentários:

Anônimo disse...

AÍ, JONES, GOSTEI DE VER, E DE ENCONTRAR SEY BLOG.
FUI SUA ALUNA NA HABILITAÇÃO EM QUÍMICA.

ABRAÇÃO E CONTINUE A POSTAR ASSUNTOS DE NOSSO INTERESSE

Professor Nogueira disse...

Olá, Professor...Tb. sou educador, Sudoeste Goiano. Parabéns pelo trabalho. Há! Posso usar algumas idéias suas em minhas aulas?

Vinicius disse...

Parabéns, muito bom o seu trabalho!
posso pegar um poquinho das suas idéias para minhas aulas?
Vinícius-Espirito Santo