APRESENTAÇÃO
Autor: Jones Ribeiro Soares
Disciplina: Química
Módulo: Um
Aulas Previstas: 20
TEMA
Química, Tecnologia e Sociedade
SUBTEMA
Introdução a Química Geral
APRENDIZAGENS ESPERADAS
· Resolver problemas de notação científica.
· Converter escalas termométricas.
· Operar exercícios de densidade.
· Pesquisar conceitos fundamentais de química na web.
· Diferenciar as mudanças que ocorre na matéria.
· Ler, interpretar e plotar gráficos de mudanças de estado e solubilidade.
· Representar diferentes modelos atômicos.
· Ler a tabela periódica.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS
· Reconhecimento do que é química.
· Gostar de estudar.
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES
Atividade1: Apresentar-se aos discentes, expor o programa da disciplina, demonstrar à sistemática das aulas e estabelecer os acordos. → 20 min
Atividade2: Apresentar as aprendizagens esperadas para o Módulo I, que correspondem as primeiras 20 aulas, que deverão ser listadas no quadro-negro. → 10 min
A ordem de abordagem das temáticas poderá ser sugerida pela turma, aqui sugiro uma ordem para a logística da aula, que pode ser adequada em função das necessidades.
Atividade3: Explicar quais são os estados físicos da natureza e como se comportam suas partículas em cada um desses estados. Em seguida, mostrar as mudanças de fase e plotar um gráfico de aquecimentos mostrando as partes do gráfico, elaborando um conjunto de questões a ser feita aos discentes, para auxílio dos mesmos na interpretação de gráficos de aquecimento e resfriamento. → 35 min
Atividade4: Expor pela técnica de mapas conceituais, conceitos fundamentais da química, por exemplo: matéria, fenômenos físicos, fenômenos químicos, substância pura, mistura homogênea, mistura heterogênea, substância simples e substância composta. → 30 min
Atividade5: Agora os alunos serão orientados a usar a notação científica, através de um conjunto de exemplos, a serem resolvidos na lousa pelo professor. → 10 min
Atividade6: Converter unidades termométricas de diferentes escalas, por representar na lousa as principais escalas. Em seguida os alunos, por reprodução, aprenderão a técnica de montagem de fórmulas por conversão. Depois o professor, passará um problema a partir de uma situação real, em que os acharão a temperatura em diferentes escalas. O problema consiste em coletar uma amostra líquida de uma substância e medir a sua temperatura com o termômetro. Questão a ser proposta: Qual essa temperatura em outras escalas? → 30 min
Atividade7: Explicar por meio de desenho e da “experimentação do submarino” a compreensão da propriedade densidade. Depois, por meio de exemplos, utilizar a fórmula da densidade na resolução de problemas. → 15 min
Atividade8: Explicar por meio de gráficos a propriedade solubilidade. → 15 min
Atividade9: Explicar a evolução dos modelos atômicos: Dalton, Thonsom, Nagaoka, Rutherford-Bohr. → 15 min
Atividade10:Utilizar a tabela periódica em forma de pôster, demonstrando como lê-la e como retirar informações relevantes da mesma. → 15 min
RECURSOS
Giz, quadro-negro, Xerox, termômetro, copo descartável, água, cabeça de ampola, seringa, garrafa pet 2 l com tampa e a tabela periódica.
ESPAÇOS
As atividades da aula expositiva será realizada em sala de aula. A resolução das atividades poderá ser realizada na biblioteca, em lan house e em espaços de apoio aos encontros de tutoria dispostos pelo SESC.
AVALIAÇÃO
Avaliação formativa sobre as aprendizagens esperadas para esta seqüência e registradas no Diário de Bordo.
REFERÊNCIAS
ACRE. Governo do Estado. Secretaria de Educação. Referenciais Curriculares de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Rio Branco: SEE, 2005. 41-45 p.
ATKINS, P. e JONES, L. Princípios de química: Questionando a Vida Moderna. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 31-37.
FONSECA, M. R. M. InterAtividade Química: Cidadania, Participação e Transformação. São Paulo: FTD, 2003. 23 p. (Coleção Delta).
MORTIMER, E. F. e MACHADO, A. H. Química. Vol. Único. São Paulo: Scipione, 2006. 14 e 38 p.
SANTOS, W. L. P e MOL G. S. (Coord.) Química & Sociedade. São Paulo: Nova Geração, 2006. 9-13, 21, 35 e 48.
ESPAÇO DO PROFESSOR
* Dificuldades:
* Observações:
* Encaminhamentos:
ESPAÇO DA COORDENAÇÃO
3 comentários:
AÍ, JONES, GOSTEI DE VER, E DE ENCONTRAR SEY BLOG.
FUI SUA ALUNA NA HABILITAÇÃO EM QUÍMICA.
ABRAÇÃO E CONTINUE A POSTAR ASSUNTOS DE NOSSO INTERESSE
Olá, Professor...Tb. sou educador, Sudoeste Goiano. Parabéns pelo trabalho. Há! Posso usar algumas idéias suas em minhas aulas?
Parabéns, muito bom o seu trabalho!
posso pegar um poquinho das suas idéias para minhas aulas?
Vinícius-Espirito Santo
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