O Livro de Geografia da Sexta série distribuído aos alunos e professores da rede pública do estado de São Paulo, continha um mapa da América do Sul com dois Paraguais e sem o Equador. Em retratação, o governo mandou substituir cerca de 500.000 exemplares.
Segundo a Secretaria de Educação do Estado, a Fundação Vanzolini, responsável pela elaboração dos mapas e do projeto gráfico das apostilas, já está elaborando o novo material para corrigir todos os erros. Este erro repercutiu inclusive nos países vizinhos, como Argentina e Uruguai. Quando questionado sobre sobre a conferência do material um dos autores do caderno, o geógrafo Jaime Tadeu Oliva, assim respondeu.
- Todo mundo procura conferir, mas você está conferindo um monte de coisa. Você vai imaginar que os países de um mapa original que forneceu, que está perfeito, foram trocados de lugar?
Argumento que não justifica. Melhor conferir para evitar esse vexame.
Afinal, essa assessoria custou aos cofres públicos ...
Matéria adaptada do Jornal da Ciência de 18/03/2009
Um comentário:
Caro Jones,
Não sou um dos autores do caderno onde saiu o erro e sim um membro da equipe. Quando a repórter me perguntou o que aconteceu, expliquei como um erro desses pode ocorrer e não justifiquei. Disse que foi um erro na revisão. Não era preciso substituir todo o material, bastava que todos os professores que estão usando o material na sala de aula alertassem os alunos e pronto.
Abraços
Jaime Oliva
Postar um comentário