terça-feira, 26 de agosto de 2008

Estudante de Biologia Morre em Zoológico

O estudante de Biologia (último ano) Erik Arrieta , 29 anos, trabalhava em um zoológico em Caracas, na Venezuela. Foi morto por uma cobra de mais de três metros de comprimento e 30 quilos (uma Píton), no último sábado (23). Consta que Arrieta não tomou as devidas precauções e ter violado as regras de segurança. Segundo os representantes do zoológico o estudante resolveu cometer um conjunto de imprudências ao entrar na cova da cobra, como:

* entrar sozinho,


* de madrugada,

* sem ferramentas de manipulação adequadas.

A píton asiática picou o estudante e em seguida o enroscou, sufocando-o. Os colegas de trabalho só descobriram o incidente no dia seguinte, quando a cobra tentava estava engolindo a cabeça de Arrieta. Segundo o jornal venezuelano "El Universal", Arrieta havia dito a colegas que pretendia "domesticar" o animal. "Esse animal eu domino, vão ver logo", teria dito Arrieta em diversas ocasiões.

Segundo o diretor do parque, Javier Hernández, o incidente é inédito e apenas aconteceu devido à violação das regras. "O jovem subestimou o instinto do animal", disse Hernández ao "El Universal".

O que podemos aprender:

Sempre é bom não desprezar os riscos de algo que não conheçamos direto. Sempre buscar a orientação adequada, seja na manipulação de animais, de reagentes, com a eletricidade, com experimentaçõesetc. Procure sempre saber suas limitações e respeitá-las. Obedeça as normas, elas existem para a proteção.

Nem sempre o conhecimento que temos é suficiente para lidarmos com as diferentes situações que se nos apresentam. Ensinar esse tipo de coisa está no nível atitudinal, e é complicada pois não está no currículo de nenhuma disciplina, mas é necessária em todas.

Na próxima vez que levar seus alunos ao laboratório observe a postura, observe se obedecem as regras de segurança e observe a sua postura. Caso seja aluno, procure reconhecer as normas existentes, se elas estão visíveis, se todos conhecem.

Importante: As atitudes são melhor geradas se você as desenvolver primeiro.

Nenhum comentário: