segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Testando a Toxidez do Ácido Cianídrico

Esta experiência que recolhi da edição de julho de 2008 da revista Education in Chemistry, trata de uma demonstração aos estudantes sobre a simbologia empregada em produtos químicos perigosos, onde os estudantes aprendem sobre a toxidez do Ácido Cianídrico (HCN) a partir de das folhas de louro de cereja.
Materiais necessários
Dois frascos tipo maionese com tampas
Folhas do louro de cereja
Relógio
Um inseto

Procedimentos
1- Colete um punhado das folhas frescas.
2- Rasgue as folhas em diversas partes, rolando-as em seus dedos para esmagá-los.
3- Ponha as partes em um frasco de vidro pequeno e tampe.
4- Prenda um inseto (por exemplo: uma mosca) no outro frasco. Sele o frasco e armazene-o em um armário escuro.
5- Antes da demonstração, faça um teste, passanso as folhas em torno da classe e perguntando aos estudantes se reconhecem o cheiro.
6- Mostre aos estudantes o símbolo do perigo tóxico, emfatizando que o HCN é tóxico especialmente em espaço confinado, onde concentrações mais elevadas possam acumular, podendo ser letal.
7- Levante finalmente, com cuidado a tampa do frasco que contém o inseto e adicione algumas folhas esmagadas. Use uma câmara web e um projetor para a turma observar melhor.
8- Com o relógio marque o tempo de vida do inseto.

Considerações
C1- Aqui no Acre podemos recolher insetos em qualquer época em função da abundância.
C2- Armazenar os insetos em local escuro acalma-os e vivem mais.
C3- Somente as folhas novas do louro de cereja contêm suficientes compostos para ser eficazes. Na ausência desta espécie tente a folha da Manihot esculenta, ou seja da macacheira, não sei se funcionam mas sei que existe uma alta [ ] de HCN, especialmente a braba. vou tentar para variar o experimento. Obs. Essa sugestão é minha.





Nenhum comentário: