terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Química da Flatulência

Alguns alunos a um tempo atrás me perguntaram sobre a "química do peido", para os íntimos QP, então resolvi fazer uma pesquisa séria sobre o assunto, e aqui exponho os resultados em forma de questões sendo respondidas.

Caso alguém disconcorde de alguns argumentos aqui expostos, ou queira levantar alguma questão não comentada exponha aqui.
O que faz os flatos apresentem odor?
O odor provem de pequenas quantidades de ácido sulfídrico e Enxofre liberados na mistura gasosa. Quanto mais rica em Enxofre for a sua dieta, mais desses gases irão ser produzidos pelas bactérias em seu intestino e mais odorentosserão os flatos. Alguns alimentos são ricos em enxofre, por exemplo, ovos, cebola, couve-flor, etc.
É verdade que o potencial da flatulência pode aumentar pelo feijão?

É verdade a um aumento potencial quantitativo de flatos pelo consumo de feijões, o que não significa serem necessariamente mal cheirosos. Outros alimentos como vagens, ervilhas, pimenta, leite, etc, apresentam essa mesma propriedade. Tal fenômeno deve-se ao fato da quantidade expressiva de açúcares complexos que estes alimentos contém (formados pela ligação entre 2 ou + sacarídeos). Como são oligossacarídeos (moléculas formadas pela repetição de algumas unidades sacarídicas). Os oligossacarídeos presentes nestes alimentos são derivados da galactose e requerem uma enzima específica, a a-galactosidase, no entanto, o trato intestinal não possui esta enzima, resultando em uma digestão incompleta. Estas moléculas são fermentadas anaerobicamente por alguns microorganismos presentes no colo e o processo libera gases como o CO2, H2, CH4 e traços de H2S.



É verdade que as vacas flatulam muito?
A tabela abaixo que compara diversas taxas entre as flatulações dos bovinos com os ovinos.



Aproximadamente 14% das emissões de gases de efeito estufa são emitidos por rebanhos bovinos.

O ser humano também flatula muito?
Depende do que é considerado muito, tire suas conclusões a partir dos seguintes dados.
Em média uma pessoa produz o equivalente a cerca de um litro de flatos por día, distribuidos em aproximadamente 14 flatos diários. Surpreso?
No planeta Terra somos aproximadamente 6 milhões de habitantes, isto implica em 6 milhões de litros de flatos por dia, quase 90 milhões de flatos por dia, pode-se portanto, dizer que contribuímos para o aquecimento global, já que o metano é um dos principais gases emitidos no processo deflatulência. Pode ser difícil para você determinar o volume de seus flatos diários, mas você pode estimar quantas vezes ao dia flatula. Pense nisso como um pequeno experimento científico: Anote tudo o que come e conte o número de vezes que você flatula. Anote detalhes como o odor de seus flatos. Descubria se existe uma relação causal entre o que você ingere e o odor de seus flatos.
Existem pessoas que nunca flatulam?

Toda pessoa esta viva, flatula, não há exceções. Algumas pessoas, momentos (as vezes, horas)após o falecimento ainda flatulam. A imagem abaixo mostra o príncipe Philip rindo de seu ato de emitir gases durante uma cerimônia real.

Os homens flatulam mais que as mulheres?


Não existe uma diferença relacionada ao sexo, as bactérias não se agrupam por sexo, a mesma alimentação pode ser consumida por ambos. a diferença está em os homens terem menos vergonha, por muitas vezes emitirem sonoridade com orgulho ao flatularem.

Por que os flatos emitem som?
O som é produzido pela pressão exercida pelo fluxo gás em relação ao diâmetro da dilatação do canal anal. Por isso não pode se desconsiderar a velocidade de expulsão do gás e o estritamento dos músculos da esfínter anal.
Por que os gases sobem e chegam rápido ao nariz?

A densidade dos gases emitidos em flatulência apresentam densidade menor que a densidade do ar, daí serem deslocados mais facilmente para cima. Outro fator é uma propriedade física dos gases , a difusão, onde os gases permitem se expandir para ocupar todo o ambiente em que se encontram, pois as Forças de Atração Molecular são menores que as Forças de Repulção.
Determinar o tempo de deslocamento das moléculas até o nariz não é tão simples, pois depende de algumas variáveis que influenciam na cinética molecular, como: condiciones atmosféricas, umidade e velocidade do vento, também da distância entre as pessoas envolvidas. Os flatos também dispersam ocasionando a diluição, que dimunuem a [ ]. Por isso ha de se considerar o volume de ar disponível no ambiente e o volume do ambiente.

É possível causar a combustão com os flatos?

Sim. Normalmente os flatos incluem Metano e Hidrogênio, compostos inflamáveis. Por isso é muito perigoso tal experimento. Pois a chama pode retroceder e subir novamente por seu colo, também em sua roupa e onde estiver impregnado do gás. As estatísticas confirmam que cerca de 25% das perssoas que experimentaram a combustão, queimarão as naádegas e os pelos próximo ao ânus. Curiosamente, caso decida fazer o experimento saiba que se as chamas produzidas são azuis, significa combustão completa, caso amarelas, combustão incompleta.
É verdade que o flato fede mais para outras pessoas do que para quem o emite?

Teoricamente sim, pois o canal propulsor de flatos é contrário ao aparelho respiratório de quem o emite. Logo, se considerarmos a distância esta apresentará uma maior resistência ao deslocamento das moléculas. Obs. Tal efeito é eliminado se a propulção do flato for contra o vento. Outro ponto a considerar é que quem emite sabe do delito, fato em geral, desconhecido em uma roda de amigos. Com isso leva vantagem no processo de fuga e seleção do que vai respirar.

Aqui encerro esta discussão.


Espero poder anexar dois vídeoas que alimentem a discussão. Para ela não "dispersar" - no bom sentido.


2 comentários:

Anônimo disse...

O PEIDO TAMBÉM É ARTE... VEJA BEM O EXEMPLO DESTE VÍDEO. O DO PEIDO MUSICAL DE NATAL:

http://www.youtube.com/watch?v=fpjCixdhXfw

OBRIGADO!

Anônimo disse...

O SOM DOS PEIDOS TAMBÉM É VARIADO... TEM PEIDOS COM SOM DE MOTOCICLETA, COM SOM DE MOTOR DE VEMAG, COM SOM DE METRALHADORA, COM SOM DE MOTOR DE FUSCA, COM SOM DE TUBA, DE VIOLINO, DE CONTRABAIXO, ETC.