segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Material de Apoio ao ENEM

A imagem acima (família X-men), é a página inicial de um trabalho desenvolvido pelo professor Lucas (assessora a SEE) numa empreitada de selecionar os temas gerais em que as avaliações externas, especialmente o ENEM, trabalham os conteúdos. De forma que cada menbro da equipe de Ensino da Coordenação de Ensino Médio ficou responsável de selecionar 4 temas mais gerais de como o ENEM aborda sua área. O professor Lucas gerou o tema "Globalização" que em forma de slide inicia com a imagem acima.
Com o auxílio do professor de química Simei S. de Santana elaboramos 4 módulos para a área de química, que viraram coltâneas de questões, com a finalidade de reconhecimento das mesmas, são elas: Chuva Ácida, Energia, Poluição Amosférica e Substâncias e o Homem.
Aqui adicionei a capa de cada um desses materiais, segue-se:

Lembrar que o foco era que nossos alunos iam até bem quando se deparavam com as redações mas vão mal quando quando se deparam com as questões objetivas (fenômeno demostrado nos gráficos 1 e 2).

Para aumentar, click nos gráficos.
Não sabemos quais as variáveis são determinantes para os maus resultados para este tipo de item, aqui manciono algumas hipóteses que valem a pena ser testadas.
H1 - O tamanho do item, o aluno não está acostumado a ver nas suas provas convencionais itens que são extensos.
H2 - O modo como as questões transitam entre as áreas, é comum ter questões incluem três ou mais disciplinas curriculares.
H3 - Os diversos tipos de gêneros textuais que se apresentam em cada questão, é comum ter em uma mesma questão um texto contínuo, seguido de um ou mais textos descontínuos.
Existem outros apontamentos que aqui não me deterei, ams acredito serem de grande relevância, na profissão de professores ou futuros o reconhecermos.
Como em 2006, testamos a redação com um trabalho exelênte desenvolvido pela professora Vera Lúcia, voltado para a redação, acreditamos que se familiarizá-se-mos o alunado com os tipos de itens que caem nesse tipo de avalição, as condições para o êxito seriam maiores. Sem falar que quando aproximamos o aluno deste tipo de item, em cadeia, aproximamos o professor, o coordenador, a escola, etc.
por isso estamos esta semana centrando fogo na atividade de difusão destes módulos. Eles não estão acabados, não são solução, mas com certeza será mais uma ferramenta poderosa na mão do professor.
Bom uso aos materias.

Nenhum comentário: