quinta-feira, 12 de março de 2009

Desenho Empírico da Pressão x Altitude


Esta semana estive trabalhando num conjunto de Sequências didáticas para o Ensino Rural. Um dos focos deste trabalho consistia em delegar uma Aprendizagem Esperada para o estudo dos Gases, que se relaciona-se com uma atividade, que promove-se esta aprendizagem. O exercício era que se explicasse as aprendizagens de forma simples e objetiva, o que facilitaria desenvolver atividades focadas, geradoras daquela aprendizagem. Logo, isso facilitaria o uso de indicadores de aprendizagem, que se refletiriam em escolhas adequadas e eficientes de processos e de instrumentos de avaliação por parte do professor.
Cito este exemplo (ainda o estou aprimorando):
Aprendizagem Esperada: Relacianar a variação da pressão com a variação da altitude.
Desenvolvimento das Atividades: O professor fará uso de imagens onde explorará os conhecimentos dos discentes acerca da altitude pela técnica leitura de imagem, depois ele o questionará com base no conjunto de conceitos já trabalhados a variação da pressão em diferentes ambientes. Expondo as implicações da pressão em diferentes situações como: o cozinhar nas altitudes, as mudanças no ato de respirar nas altitudes, a forma dos peixes nas profundidades, a variação da pressão na mudança de profundidade de um submarino e do corpo humano e etc. Depois os alunos serão divididos em trios e construirão cada um submarino conforme o experimento em anexo.

Nota: Criei este desenho, sei que não ficou muito bom, mas já é um começo para um iniciante. Usei com meus alunos e eles gostaram.


Um abraço a todos.

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