segunda-feira, 30 de março de 2009

Aula 1 - Química - Densidade

O você responderia se lhe perguntasse: Por que um prego afunda na água?


Muitas pessoas responderiamque afundaria por causa do peso. Caso fosse o peso, então, como justificar a imagem abaixo, quando toras com peso muito superior ao de um prego flutuam em um rio?

A resposta a essa questão está mais relacionada a outra propriedade da matéria denominada densidade.

A densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade (d) é feito pela divisão da massa (m) de um objeto pelo seu volume (v).

A densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. O que você entenderia se te dissessem que o chumbo possui maior densidade do que o alumínio? A explicação é que, num dado volume de chumbo há mais matéria que em uma mesma quantidade de alumínio. Podemos caracterizar uma substância através de sua densidade. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa, no SI, em gramas por centímetro cúbico (g/cm3). Observe a densidade de alguns compostos:

Como se mede o volume de corpos regulares?


Para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e seu volume. A massa de um objeto pode ser medido facilmente com uma balança, o volume de um objeto regular, por exemplo se o corpo regular tiver formato de um cubo, basta aplicar a fórmula do volume deste corpo regular, que se faz medindo-se e multiplicando-se as suas medidas de largura (l), comprimento (c) e altura (a) na mesma unidade.

Como medir o volume dos sólidos irregulares?



O volume de objetos irregulares, como por exemplo, uma pedra, podem ser medidos colocando-a em um recipiente cheio de água; o volume de água deslocada é igual o volume do objeto irregular.



Agora a pergunta que não quer calar: O que tem maior massa? Um quilograma de chumbo ou um quilograma de algodão?

Nenhum comentário: