quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cadeias Alimentares





FoodChain.svg



É a seqüência das relações alimentares entre produtores e consumidores, ou seja, o caminho que segue a matéria, desde os produtores até os decompositores, passando pelos consumidores.
Por que isso ocorre?
Por que a matéria está constantemente ciclando dentro de um ecossistema, ou seja, o que os seres vivos retiram do ambiente, depois devolvem.
Fora a matéria, a energia também passa por todos os componentes de um ecossistema, entretanto, enquanto a matéria circula, a energia flui, o que significa que a energia não retorna ao ecossistema como a matéria.
Os ecossistemas possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível trófico para outro até chegar aos decompositores, responsáveis reciclar a matéria total utilizada neste fluxo.
A fonte primária de energia é a luz solar, em qualquer ecossistema, por isso o primeiro nível trófico é sempre ocupado pelos seres fotossintetizantes (autótrofos). Os seres que ocupam este nível são chamados de produtores. O que explica o percurso da matéria e da energia iniciar pelos produtores culminar nos decompositores, esse é o percurso que denominamos de cadeia alimentar ou cadeia trófica.

Nenhum comentário: