quarta-feira, 13 de maio de 2009

Trabalho Aceito

Hoje fui informado que o trabalho submetido para a Sessão de Posters da 61ª Reunião Anual da SBPC foi ACEITO. O Tema do trabalho é:

O TESTE DA PROVETA E AS CONCEPÇÕES DA SOCIEDADE ACREANA: UMA ABORDAGEM EM CTS PARA O ENSINO DE QUÍMICA.


Para realizar o presente trabalho, contei com a ajuda da discente do curso de Pedagogia Ana Paula Batista de Souza, que é co-autora do trabalho.

De forma sintética, este trabalho utiliza o teste da proveta, que serve para medir a quantidade de álcool adicionado a gasolina, como instrumento didático para discutir química na perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade, utilizando a técnica de SPE.


Docomento de aceitação da pesquisa.




Poster de uma pesquisa anterior onde atuei como orientador em linha de pesquisa semelhante.


O RESUMO



O TESTE DA PROVETA E AS CONCEPÇÕES DA SOCIEDADE ACREANA: UMA ABORDAGEM EM CTS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Jones Ribeiro Soares 1 Ana Paula Batista de Souza 2
1. Secretaria de Estado de Educação SEE/AC
2. Universidade Federal do Acre UFAC



INTRODUÇÃO:
A investigação é um componente crítico do currículo de ciências em todos os níveis e em todos os campos da ciência, onde muitas vezes a abordagem conceitual, se sobressai em relação aos outros tipos de conteúdos. A investigação na aula é um meio para de promover e apoiar a curiosidade e o espírito questionador dos estudantes. Nessa linha de pensamento desenvolveu-se o presente trabalho que sintoniza a abordagem CTS, com a técnica de SPE como estratégia didática de aprendizagem. Baseando-se na perspectiva de que a ênfase do ensino de química é formar cidadãos (SANTOS, 1992) favorecendo a química como ferramenta de educação, e que, a aprendizagem baseado em problemas é o melhor método disponível para desenvolver as potencialidades dos alunos (BIRCH,1986). Como questão a ser investigada optou-se pela qualidade da gasolina comercializada no Acre, por ser um tema em evidência, e fazer parte da realidade dos alunos do Colégio Barão do Rio Branco (CERBR). A legislação permite o uso de etanol dentro de certo limite percentual, o problema está em desobedecê-lo. Este trabalho busca reconhecer a se a gasolina consumida no Acre atende os padrões de qualidade vigente e conhecimento da sociedade consumidora sobre seus direitos relacionados a este bem de consumo.
METODOLOGIA:
Através de pesquisas junto a ANP, foi conhecida a legislação vigente, a coleta das amostras e análise das mesmas. O teor de álcool e pH foram as variáveis testadas. Procederam-se no laboratório de ciências do CERBR, os testes do teor de álcool, feito com solução aquosa de cloreto de sódio na concentração de 10% p/v, e as medições do pH, foram realizadas com peagâmetro eletrônico digital Checker 1. As amostras procederam de 37 postos da capital e da região do Baixo Acre. De cada posto se coletava uma amostra com três réplicas. Foram ouvidos consumidores para verificar suas concepções a cerca da gasolina consumida e seus direitos relativos a esse bem de consumo através de entrevistas estruturadas contendo cinco itens. Outra entrevista suplementar foi aplicada aos frentistas, com quatro itens do qual três itens são estruturados e um semi-estruturado. A intenção do primeiro questionário era caracterizar o perfil do consumidor em relação às normas de qualidade, a compreensão dos direitos em relação ao teste da proveta. O segundo, verificar a presença dos itens básicos para o teste da proveta nos postos, identificar o conhecimento do frentista sobre a normatização vigente e uso adequado do teste. No desenvolvimento do projeto participaram 160 alunos da 1ª série do Ensino Médio.
RESULTADOS:
Os dados do trabalho demonstram que, as variáveis analisadas, pH e teor de álcool, estão dentro dos limites aceitáveis. No entanto, quando associados os resultados das análises aos conhecimentos prévios tanto da população como de quem oferece o serviço, observa-se que a população ainda desconhece os seus direitos de consumidor. O mesmo ocorre em relação aos frentistas que revelam desconhecer a legislação pertinente, e em contrapartida, os postos de combustíveis demonstram terem limitações quanto ao cumprimento da legislação nos quesitos: disponibilidade dos equipamentos, condições e preparo dos frentistas. A participação ativa dos alunos na resolução do presente problema aponta na significância dessa atividade.
CONCLUSÕES:
Os alunos vivenciaram conceitos químicos aliados a escolha de procedimentos adequados gerando atitudes favoráveis em relação à química. Este trabalho evidencia que uma abordagem focada na realidade e na intervenção social dos atores escolares estimula o processo de aprendizagem entre os mesmos. Através das aprendizagens alcançadas, puderam-se avaliar os efeitos positivos da abordagem adotada. Alem, do que a pesquisa deixa a necessidade de maiores esclarecimentos aos diferentes segmentos da sociedade quanto aos direitos e deveres nas relações de consumo desse produto e que uma educação química numa abordagem social poderia intervir para construir uma sociedade com mais equidade de conhecimento.
Instituição de fomento: Secretaria Estadual de Educação SEE/AC
Trabalho de Professor de Educação Básica e/ou Técnica
Palavras-chave: Química; CTS; Gasolina.



O aluno de Ensino Médio Rodrigo O. Silva em coleta de campo no Município de Porto Acre.


2 comentários:

Daniele disse...

O assunto abordado é um problema que tem que ser resolvido de imediato, porque em nossos dias atuais é tudo informatizado,e a maioria das escolas públicas ainda não aderio ao sistema informatizado, com isso encontramos dificuldade no mercado de trabalho.Mas aos poucos as escolas estão se adaptando, mais ainda assim encontramos dificuldade,devido ao número menor de computadores que deveria, e na falta de pessoas capacitadas.

Anônimo disse...

olá Jones!!!
sou estudante do curso de arquitetura da ufpa!!!
tambem consegui a aprovação do meu resumo para apresentar no sbpc!!!
bem o que eu gostaria de saber é como é feita a apresentação do poster???
é oral???
estou perguntando, pois ja tem experiencia e, além disso realizou um otimo trabalho pelo que pude perceber!!!
obrigado!!!