segunda-feira, 4 de maio de 2009

XXIV Prêmio Jovem Cientista


O Prêmio Jovem Cientista traz, em sua XXIV, edição o tema “Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro” para o centro das discussões e premia em cinco categorias estudantes e profissionais que tenham como centro de sua pesquisa a preocupação com o meio ambiente e a busca de soluções para um desenvolvimento sustentável. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho de 2010 no site www.jovemcientista.cnpq.br, obedecendo ao regulamento que detalha, entre outras coisas sobre a premiação, a Comissão Julgadora, os critérios de julgamento e as categorias, que são: Graduado, Estudante de Ensino Superior, Estudante de Ensino Médio, Orientador e Mérito Institucional .

Alguns dos temas que devem ser explorados são: desenvolver fontes alternativas de energia que sejam menos poluentes e mais eficientes; explorar racionalmente os recursos energéticos; projetar prédios inteligentes; buscar tecnologias energéticas apropriadas ao uso e produção dos pequenos produtores rurais; e estudar os impactos da geração de energia sobre os recursos biológicos e a biodiversidade.

Os melhores trabalhos serão premiados com computadores, bolsas de estudo e até 30 mil reais, dependendo da categoria e da colocação. O Prêmio Jovem Cientista foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e da Gerdau, tendo como objetivos estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.

Nenhum comentário: