segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nicho Ecológico

O nicho ecológico refere-se ao papel que um determinado organismo desenvolve dentro de um ecossistema, por analogia pode-se comparar ao "emprego" desse ser vivo. Assim, é a identidade ecológica da espécie, como ela é e tudo o que ela faz (suas características). O conceito de nicho ecológico considera não apenas o espaço utilizado pela espécie, mas também a sua posição na teia trófica da comunidade e a sua relação com os fatores ambientais, ou seja, a área ideal para a ocorrência da espécie dentro do gradiente ambiental de temperatura, umidade, luminosidade, etc.
Uma espécie qualquer tem seu nicho teórico, ou mais tecnicamente nicho ideal, como a área de ação possível sem a presença de qualquer interferência externa, como a competição com outras espécies. No entanto, normalmente existem mais de uma espécie com hábitos e habitats semelhantes no mesmo ambiente, o que gera uma sobreposição de nichos, o que pode ser traduzido por competição. Este fato faz com que o nicho ideal, seja reduzido ao chamado nicho real, ou nicho realizado. Grupos de espécies com nichos semelhantes em uma mesma comunidade são chamados Guildas e em comunidades diferentes são denominados Equivalentes ecológicos.

O tamanho dos nichos reais (realizados) varia muito de acordo com a espécie. Pode ser muito extenso, como por exemplo o dos animais migratórios, de vida longa e generalistas (têm variada dieta alimentar), ou extremamente reduzidos, como no caso de espécies parasitas internos de animais. Em muitos casos, quando ocorre sobreposição de nichos e competição, há uma tendência das populações se especializarem no uso e aproveitamento de recursos diferentes, ou ocuparem espaços distintos de um mesmo ambiente. Por exemplo, várias aves insetívoras (comedoras de insetos) podem coexistir em uma mesma floresta desde que cada uma se alimente em um estrato diferente da mesma (nas copas, nos troncos, no solo, etc), e isso realmente ocorre. A especialização gera uma redução no nicho ecológico das espécies, mas por outro lado propicia a continuidade da sua sobrevivência no ecossistema. Os efeitos negativos e indesejáveis da competição entre espécies ecologicamente similares são evitados a todo o custo. Para descrever o nicho ecológico do lambari, deveremos dar informações sobre o local onde ele vive (seu hábitat, que é, no caso, a água da lagoa), os tipos de animais e vegetais de que se alimenta, seus inimigos naturais (peixes maiores e aves da margem), a época do ano em que se reproduz, em que momento do dia tem sua maior atividade etc. Ao que se refere essa expressão nicho ecológico, podemos dizer que:

a) as preás e os coelhos, que vivem em um campo e se alimentam de capim, ocupam o mesmo nicho ecológico.

b) as lombrigas e os ancilóstomos, por viverem no intestino do homem, ocupam o mesmo nicho ecológico.
c) a coexistência de duas espécies próximas em um mesmo lugar significa que cada espécie ocupa o mesmo nicho ecológico específico.


Nicho Ecológico da Onça-Pintada

Comprimento: Até 2,10 m
Peso: Cerca de 110 kg
N° de filhotes: De 1 a 4
Longevidade: 20 anos
Hábito alimentar: Carnívoro; noturno e crepuscular
Alimentação: Queixadas, tamanduás, antas, capivaras, pequenos macacos, entre outros.
Não ruge.



Nicho Ecológico da Capivara

Comprimento: 1,30 m
Peso: 60 a 80 Kg
N° de filhotes: 4 a 6 filhotes/ano
Longevidade:10 a 12 anos
Hábito alimentar: vegetariano; manhã e crepuscular.
Alimentação: Capim e ervas



Nicho Ecológico da Suçuarana

Comprimento: 2,40 m
Peso: até 100 Kg
N° de filhotes: 2 a 3
Longevidade: 15 anos
Hábito alimentar: Carnívoro e crepuscular
Alimentação: é um predador competente, caçando desde grandes presas a roedores.
Em regiões de clima quente tendem a caçar presas de porte médio.
Uma vez morto o animal, a suçuarana cobre a carcaça e volta para se alimentar dela de tempos em tempos.
A suçuarana não come animais que não tenha matado!

9 comentários:

Anônimo disse...

adorei essa pagina aprendi muito

Jaqueline disse...

Muito legal, precisei pra um trabalho( Pesquisa) de ciências e aqui tinha tudo ...Adorei!

Anônimo disse...

isso não me ajudou em nada

Escola "on line" disse...

Sou estudante de biologia e gostei muito do matrial sobre nicho ecologico e competição porque com palavras simples o assunto foi muito bem explanado. Parabéns pela contribuição.

Anônimo disse...

QUE MERDA,NÃO CONSIGO NADA Q QUERO...

Amanda disse...

eu gostei bastante desse site meus parabens

Anônimo disse...

VALEU CARINHA

Anônimo disse...

Obrigado, me ajudou bastante.

Anônimo disse...

Me encantó esta página que me enseñó muchas cosas importantes que quiero tomar el nombre de México y Brasil a las nubes