sexta-feira, 24 de abril de 2009

Níveis Tróficos

* Produtores são os seres vivos que produzem seu próprio alimento (autótrofos), ocupam sempre o 1º nível trófico, tais como gramíneas, ervas rasteiras, liquens, arbustos, trepadeiras e árvores.
* Herbívoros, são os seres vivos que se alimentam dos produtores (plantas ou fitoplânctons) sendo denominados consumidores primários, e constituem o segundo nível trófico de uma cadeia alimentar.

Na imagem vemos, a grama como produtor, e a vaca consumindo a grama, sendo um consumidor primário, ou seja, um herbívoro.


* Carnívoros são os seres vivos que se alimentam dos herbívoros sendo denominados de consumidores secundários, e constituem o terceiro nível trófico. Os carnívoros que consomem consumidores terciários ocupam o quarto nível trófico, sendo chamados de consumidores quaternários.

Uma sucurí, Eunectes murinus, sendo laçada após matar uma vaca.


Foto de uma sucuri que engoliu um bezerro. Uma sucurí adulta, teoricamente não possui predadores naturais, ainda mais quando está em seu meio aquático. Ela ocupa o topo da cadeia alimentar.


* Decompositores compreendem os microrganismos (bactérias e fungos) encontrados no solo ou no fundo dos ecossistemas aquáticos, cuja ação consiste em decompor a matéria orgânica dos dejetos e despojos de outros seres, restituindo compostos inorgânicos ao meio ambiente. O papel desses organismos é essencial à vida, pois permite que haja continuamente um turnover dos átomos na natureza, ora passando por uma fase inorgânica, ora por uma fase orgânica.



Obs.: Algumas espécies animais podem ocupar mais de um nível trófico, por exemplo, o jabuti, que se nutre de vegetais (consumidor primário) e de carne de herbívoros como de cavalo e etc., (consumidor secundário). Logo, o jabuti por sua alimentação variada é classificado como onívoros.

Nenhum comentário: