sexta-feira, 24 de abril de 2009

Fatores Bióticos X Fatores Abióticos

Todo ecossitema é formado por componentes bióticos e abióticos.

Mas os que são fatores bióticos?

São todos os seres vivos que habitam em uma dada área, pois condicionam as populações que ali habitam. Logo, podemos dizer que são formados pelos produtores, consumidores e decompositores.
E os fatores abióticos?

São todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou geológicos do meio ambiente.


No cenário acima, o surgimento de leões famintos, será um fator biótico para o controle da pupulação de zebras. E as zebras, por sua vez, será uma fator biótico para a exitência do leão.

Já a temperatura, a luminosidade, as fontes de água, serão fatores abióticos, que atuarão nas relações entre essas espécies.

7 comentários:

Anônimo disse...

Professor,gostei muito do seu artigo sobre fatores bióticos e abióticos.Facilitou muito o meu entendimento para poder repassar para minha filha.Parabéns!

Anônimo disse...

Professor ,adorei esse artigo sobre fatores bióticos e abióticos.Parabéns

Anônimo disse...

Professor adorei o seu trabalho!Parabéns!

Anônimo disse...

professor, simples e rapidas, porem belíssimas palavras , entendi as relaçoes entre os fatores bióticos e abióticos lendo o seu trabalho,

parabens, sou cursando de ciencias biologicas da UERJ.

att

Anônimo disse...

preciso de uma explicação melhor ñ percebi nda:c

Anônimo disse...

Adorei a matéria, facilitou o entendimento da minha filha nos exercícios escolares.

Anônimo disse...

pow cara agora que qu comecei a estudar sobre o assunto mais ja me interessou muito e este artigo me ajudou a entender melhor. Valeu!!!