sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Área de Proteção do Igarapé São Francisco Define seu Regimento

No dia 02 e 03 de dezembro de 2009, participei da elaboração do Regimento Interno da Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé São Francisco. Evento este que ocorreu no Horto Florestal.
O regimento interno constitui em um documento que descreve a finalidade e a constituição em caráter legal de um ente institucional. O conselho gestor desta APA é formado por representantes de entidades civis e governamentais, dos quais participo como representante da SEE como Conselheiro Titular. A idéia é que este espaço seja para a intermediação na resolução de conflitos, para a emissão de pareceres, no que concerne a a proteção, conservação e o uso dos recursos naturais.
A APA possui reconhecida pela SEME 30 mil hectares, que somente na região urbana significam a ocupação de 17 bairros, também nota-se presente um forte movimento de ruralização em direção a nascente (no município do Bujari).
Isto implica que os fenômenos de antropização já se encontram bastante avançados, daí a necessidade de espaços como este de discussão e proposição de ações de intervenção.
Adaptado da Agência de Notícias do Acre, 03/12/2009.

Nenhum comentário: