sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Níveis de Letramento em Leitura e Escrita

Nível 1
No processo de letramento mais elementar, o aluno deve localizar informações isoladas, explícitas no texto, sem o auxílio de informação concorrente no texto. Poderá reconhecer o tema principal e objetivo de um texto, cujo tema seja a ele familiar. Espera-se que o aluno possa relacionar, de maneira simples, informações do texto com conhecimentos de seu cotidiano.
Textos contínuos: devem utilizar redundâncias, cabeçalhos de parágrafos ou convenções gráficas comuns de forma a levar o aluno a criar uma imagem mental da idéia principal do texto ou localizar informações de maneira explícita.
Textos não-contínuos: são adequados os que apresentam distintos fragmentos de informações, dentro de uma única estrutura gráfica, de maneira direta e com limitado número de palavras ou frases na parte verbal do texto.

Nível 2
Quando o aluno alcança esse nível de letramento, já é capaz de lidar com informações concorrentes e de localizar fragmentos de informação, que podem demandar critérios múltiplos. Identifica a idéia principal do texto, compreende relações entre as informações apresentadas, é capaz de explicar o significado de um trecho limitado do texto, quando a informação não está evidente e quando é necessário fazer inferências de baixa complexidade. É capaz de comparar informações do texto com conhecimentos externos, explicando uma característica do texto e recorrendo a experiências pessoais.
Textos contínuos: devem apresentar conexões dentro de um parágrafo, a fim de que o aluno possa localizar ou interpretar informações, ou sintetizar informações ao longo de textos ou de partes de um texto, com o objetivo de inferir informações como o propósito comunicativo do texto.
Textos não-contínuos: devem possibilitar que o aluno demonstre uma compreensão da estrutura subjacente de um arranjo visual (como uma tabela, ou diagrama de árvore) ou combinar dois fragmentos de informação extraídos de gráfico ou tabela.

Nível 3
Espera-se que o aluno seja capaz de localizar fragmentos de informação e estabelecer relação entre eles. Deve ser capaz de lidar com informações evidentes concorrentes. O aluno deve integrar partes diversas de um texto com o intuito de identificar a idéia principal, compreender uma relação ou explicar o significado de partes (palavras ou frases) do texto. Deve, também, valer-se de processos de manipulação das informações disponíveis, como a comparação, contraposição ou categorização, no intuito de compreender o texto de forma abrangente, fazendo conexões ou comparações, explicando e avaliando o texto.
Textos contínuos: devem utilizar convenções de organização e apresentar conexões lógicas, implícitas ou explícitas, como relações de causa e efeito ao longo de frases ou parágrafos.
Textos não-contínuos: devem considerar um quadro frente a um segundo documento, oferecendo fragmentos de informações espaciais, verbais ou numéricas, em um gráfico ou em um mapa.

Nível 4
Neste nível de letramento, o aluno, além de localizar e de recombinar fragmentos de informações de um texto com tema ou contexto familiar, deve ser capaz de inferir quais informações no texto são relevantes para a tarefa. No nível 4, o aluno já é capaz de utilizar um alto nível de inferência, baseada no texto, para compreender e aplicar categorias em um contexto desconhecido e para explicar o significado de partes do texto, mas considerando-o como um todo. Consegue lidar com idéias ambíguas. Utiliza conhecimentos formais ou públicos para formular hipóteses sobre um texto ou avaliá-lo criticamente.
Textos contínuos: podem apresentar maior extensão e complexidade; devem acompanhar conexões lingüísticas ou temáticas ao longo de diversos parágrafos, inclusive quando houver ausência de indicadores de discurso.
Textos não-contínuos: podem ser textos longos e detalhados, muitas vezes com pouca ou nenhuma ajuda dos organizadores textuais, a fim de que o aluno possa encontrar informações relevantes.

Nível 5
No quinto nível de letramento, o aluno já deve ser capaz de combinar fragmentos de informações profundamente inseridas, podendo algumas estar fora do corpo principal do texto. O aluno explica o significado de linguagem sutil ou demonstra compreensão plena e detalhada de um texto. Deve estar apto a avaliar criticamente ou formular hipóteses, recorrendo a conhecimentos especializados. Deve estar apto, também, a ter autonomia leitora, buscando estratégias inéditas que possibilitem sua constante atualização e aperfeiçoamento em sua proficiência leitora.
Textos contínuos: podem ser longos e complexos, com uma estrutura de discurso não óbvia ou não claramente marcada.
Textos não-contínuos: apresentam padrões entre fragmentos de informação apresentados em um quadro que pode ser longo e detalhado, levando o aluno a recorrer a informações externas ao quadro.

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