Pelo esquema acima, nota-se a abordagem Vigostyana de que o conhecimento deve estar associado a um contexto, é o "fazer sentido", quando um determinado conhecimento é imediato ao indivíduo a sua apropriação é melhor assimilada em função das estruturas mentais que são possibilitadas, sendo entendido nos 4 pilares da UNESCO como o "saber conhecer". Esse conhecimento colocado em prática é o que denominamos de habilidade, a habilidade segundo a UNESCO é o "saber fazer" - parte procedimental. Exemplos.: Saber medir a temperatura com o termômetro, elaborar um ofício, ler uma mapa, utilizados um buscador, etc. As habilidades se relacionam com a atitude, a atitude revela os aspectos cognitivos, é o "saber ser" e o "saber conviver". Segundo Cesar Coll, no livro Psicologia da Aprendizagem para o Ensino Médio, revela que os conceitos são mais fáceis de ser aprendidos, mas em compensação são os mais fáceis de serem esquecidos, já as aprendizagens atitudinais são os mais difíceis de serem assimilados em compensação, uma vez aprendidos, são difíceis de serem esquecidos. O problema está em ninguém querer "ser o pai da criança", como os atitudinais, não são específicos a uma determinada disciplina, pouco ou quase nada com ela é feito em sala de aula. Exemplos de aprendizagens atitudinais: ensinar a não chutar a bola de vôlei, ensinar a jogar o lixo no lixo, a trabalhar em grupo, a ser responsável, a apresentar um trabalho, etc.
A soma dos conhecimentos + habilidades + atitudes = competência.
A competência colocada em prática é o que denominamos de letramento. O indivíduo pode se letrar a vida inteira, logo não é só na escola que se letra. O indivíduo pode nunca ter ido a escola mas pode ter alcançado diferentes níveis de letramento, por quê? Por que a vida exige que para um indivíduo "sobreviver" melhor em determinadas condições é necessário se letrar.
No esquema abaixo observamos que o letramento foi dividido em 3 macro-áreas: a leitura e escrita, a matemática e a ciência. Cada macro-área tem características próprias, conforme enfatizado no esquema abaixo:
Logo, cada macro-área terá níveis de letramento, que em outras palavras são os degraus da forma como o indivíduo assimila e maneja a informação.
Cada nível está inserido dentro de um nível superior.
Em breve, em um outro artigo, publicarei atividades e demostrações sobre cada um dos níveis. Valeu.
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