sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Níveis de Letramento em Matemática

Nível 1
No nível 1, os estudantes respondem questões envolvendo contextos familiares onde toda informação relevante está presente e as questões são definidas claramente. Eles devem ser capazes de identificar informações e levar a cabo procedimentos rotineiros segundo instruções diretas em situações explícitas. Eles devem executar ações que são óbvias e responder imediatamente aos estímulos dados.

Nível 2
No nível 2, os estudante devem interpretar e reconhecer situações em contextos que requeiram, não mais que inferências diretas. Eles devem extrair informações relevantes de uma fonte simples e fazer uso de um modo representacional simples. Estudantes desse nível devem empregar algoritmos, fórmulas, procedimentos e convenções básicas. Eles são capazes de raciocínios diretos e de fazer interpretações literais dos resultados.

Nível 3
No nível 3, os estudantes devem executar claramente procedimentos descritos, incluindo aqueles que requerem decisões seqüenciais. Eles devem selecionar e aplicar estratégias de resolução de problemas simples. Estudantes desse nível devem interpretar e usar representações baseadas em diferentes fontes de informação e raciocínios diretamente ligados a elas. Eles devem desenvolver pequenas comunicações reportando suas interpretações, resultados e raciocínios.

Nível 4
No nível 4, os estudantes devem trabalhar efetivamente com modelos explícitos de situações concretas complexas que podem envolver restrições ou requerem a formação de suposições. Eles devem selecionar e integrar diferentes representações, incluindo as simbólicas, ligando-as diretamente a aspectos de situações do mundo real. Estudantes desse nível devem utilizar habilidades bem desenvolvidas e raciocínios flexíveis, com várias relações nesses contextos. Eles devem construir e comunicar explanações e argumentos baseados em suas interpretações, argumentos e ações.

Nível 5
No nível 5, os estudantes devem desenvolver e trabalhar com modelos para situações complexas, identificando restrições e especificando suposições. Eles devem selecionar, comparar e avaliar estratégias apropriadas para a solução de problemas e para tratamento de problemas complexos relacionados a esses modelos. Estudantes desse nível devem trabalhar estrategicamente, usando amplos e bem desenvolvidos pensamentos e habilidades de raciocínio, representações apropriadamente ligadas, caracterizações simbólicas e formais e discernimento pertinentes a essas situações. Eles devem refletir sobre suas ações e formular e comunicar suas interpretações e raciocínios.

Nível 6
No nível 6, os estudantes devem conceituar, generalizar e utilizar informações baseados em suas investigações e modelagem de situações – problema complexas. Eles devem juntar diferentes fontes de informação e representações e flexibilizar transposições entre elas. Estudantes desse nível são capazes de pensamento e raciocínio matemático avançado. Esses estudantes devem utilizar discernimento e compreensão com um domínio de símbolos e operações matemáticas formais e relações para desenvolver novas abordagens e estratégias para tratamento de situações novas. Estudantes desse nível devem formular e comunicar precisamente suas ações e reflexões, considerando suas descobertas, interpretações, argumentos e a proximidade delas em relação à situação original.

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