Nível 1
Trata-se de um nível de letramento mais elementar. Os alunos com este nível de desempenho demonstram apresentar um conhecimento científico limitado, conseguindo aplicá-lo a situações muito simples, já por eles conhecidas.
Apenas conseguem apresentar explicações científicas óbvias e resultantes de evidência científica.
Nível 2
Neste nível, os alunos apresentam conhecimentos científicos suficientes para conseguir fornecer explicações de situações familiares e tirar conclusões por meio de uma investigação simples.
São ainda capazes de fazer interpretações muito simples de resultados de processos de investigação ou de determinado problema.
Nível 3
Os alunos, neste nível, são capazes de usar conceitos científicos e de fazer previsões ou providenciar explicações, bem como de reconhecer questões que podem ser respondidas pela investigação científica e/ou identificar pormenores do que uma investigação científica envolve.
Possuem a capacidade de selecionar informação relevante a partir de dados variados e de tirar conclusões ou de fazer a sua própria avaliação de determinada situação.
Nível 4
Neste nível, os alunos conseguem lidar eficazmente com situações e assuntos que possam implicar a necessidade de fazer inferência sobre determinado conjunto de fatos científicos.
Conseguem selecionar e integrar explicações e/ou argumentos de várias disciplinas científicas e relacioná-las com aspectos reais do dia-a-dia.
São capazes de refletir sobre as suas ações e tomar decisões recorrendo a conhecimentos científicos que tenham adquirido.
Nível 5
Neste nível, os alunos conseguem identificar componentes científicos de um vasto leque de complexas situações reais, aplicar conceitos e conhecimentos de ciência nessas situações e são capazes de comparar, selecionar e avaliar adequadamente o recurso, a evidência científica para dar resposta a tais situações.
Ainda neste nível, os alunos conseguem utilizar de forma correta capacidades de questionar, de relacionar conhecimentos e de criticar situações reais com que se deparem, conseguindo traçar explicações baseadas em evidência científica e argumentos embasados na sua análise crítica.
Nível 6
Neste nível, os alunos conseguem identificar, explicar e aplicar conhecimentos científicos e conhecimentos sobre ciência em um leque variado de situações complexas do dia-a-dia.
Conseguem, também, relacionar informação de diferentes fontes para explicar determinado fenômeno ou para dar resposta a um dado problema concreto.
Conseguem ainda demonstrar claramente um raciocínio científico avançado para a procura de soluções para situações científicas novas.
Os alunos com este nível de desempenho conseguem utilizar conhecimentos científicos e aplicá-los em decisões de nível pessoal, regional ou até mesmo global.
Trata-se de um nível de letramento mais elementar. Os alunos com este nível de desempenho demonstram apresentar um conhecimento científico limitado, conseguindo aplicá-lo a situações muito simples, já por eles conhecidas.
Apenas conseguem apresentar explicações científicas óbvias e resultantes de evidência científica.
Nível 2
Neste nível, os alunos apresentam conhecimentos científicos suficientes para conseguir fornecer explicações de situações familiares e tirar conclusões por meio de uma investigação simples.
São ainda capazes de fazer interpretações muito simples de resultados de processos de investigação ou de determinado problema.
Nível 3
Os alunos, neste nível, são capazes de usar conceitos científicos e de fazer previsões ou providenciar explicações, bem como de reconhecer questões que podem ser respondidas pela investigação científica e/ou identificar pormenores do que uma investigação científica envolve.
Possuem a capacidade de selecionar informação relevante a partir de dados variados e de tirar conclusões ou de fazer a sua própria avaliação de determinada situação.
Nível 4
Neste nível, os alunos conseguem lidar eficazmente com situações e assuntos que possam implicar a necessidade de fazer inferência sobre determinado conjunto de fatos científicos.
Conseguem selecionar e integrar explicações e/ou argumentos de várias disciplinas científicas e relacioná-las com aspectos reais do dia-a-dia.
São capazes de refletir sobre as suas ações e tomar decisões recorrendo a conhecimentos científicos que tenham adquirido.
Nível 5
Neste nível, os alunos conseguem identificar componentes científicos de um vasto leque de complexas situações reais, aplicar conceitos e conhecimentos de ciência nessas situações e são capazes de comparar, selecionar e avaliar adequadamente o recurso, a evidência científica para dar resposta a tais situações.
Ainda neste nível, os alunos conseguem utilizar de forma correta capacidades de questionar, de relacionar conhecimentos e de criticar situações reais com que se deparem, conseguindo traçar explicações baseadas em evidência científica e argumentos embasados na sua análise crítica.
Nível 6
Neste nível, os alunos conseguem identificar, explicar e aplicar conhecimentos científicos e conhecimentos sobre ciência em um leque variado de situações complexas do dia-a-dia.
Conseguem, também, relacionar informação de diferentes fontes para explicar determinado fenômeno ou para dar resposta a um dado problema concreto.
Conseguem ainda demonstrar claramente um raciocínio científico avançado para a procura de soluções para situações científicas novas.
Os alunos com este nível de desempenho conseguem utilizar conhecimentos científicos e aplicá-los em decisões de nível pessoal, regional ou até mesmo global.
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