quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Considerações Sobre um Mapa Conceitual


A analise que se faz aqui, longe de ser, uma correção, é sim uma troca de informações sobre uma produção em Mapa Conceitual dos professores de Epitaciolândia e Assis Brasil, poderia ter pego qualquer um outro Mapa Conceitual, mas pelo fato do mapa produzido pelos professores Adalcidese F. de Souza, Adeuza F. Santana e Sebastiana M de Souza, expressarem uma maior variedade de aspectos a serem considerados e pelo fato de não terem sido incluídos na exposição publicada neste blog na data de 15/08/2008 sob o Tema "Mapas Conceituais de Epitaciolândia e Assis Brasil - Parte I" achei que didaticamente este poderia gerar um melhor feedback na construção dessa técnica de ensino.
A análise feita aqui não levará em conta aspectos quantitativos em relação aos equívocos, mas sim aspectos qualitativos, elencados por letras garrafais (em vermelho) que passo a considerar aqui.

Considerações:

A = Nota-se a palavra de enlace "vegetais" na verdade é um conceito, logo não há como formar uma proposição.

B = No termo de enlace existe é uma definição do conceito superior "produtores", logo assume um mix de palavra de enlace e conceito.

C = Aqui existe uma proposição equivocada e hierarquicamente equivocada, pois os consumidores primários alimentam-se primariamente dos produtores, logo por definição deveriam estar acima e não abaixo como retrato no MC.

D = As setas só devem ser utilizadas quando não houver relação de subordinação entre os conceitos ou quando, logo são utilizados para estabelecer uma relação cruzada, o que não é o caso em questão.

E = As linhas de ligação devem estar ligadas entre conceitos, e não partirem ou terminarem numa outra linha ou seta de ligação.

F = Ausência de palavra de enlace, logo não há proposição.

G = Os três conceitos colocados dentro da esfera vermelha apresentam uma semelhança na atribuição conceitual, logo deve-se aplicar o princíplio da linearidade.

Estas são portantos os apontamentos que podem ser recorrigidos no presente MC, existem outros equívocos, mas lembre-se o foco aqui, não é a quantidade mas a diversidade de erros.

A priori, quero deixar claro que este mapa que utilizo aqui, assim como todos os outros produzidos (em meio período de curso = 4 horas) estão excelentes. Mas como sempre tudo que aprendemos pode ser aperfeiçoado, então acredito que as dicas acima contribuirão no exercício da aprendizagem significativa.

Um abraço a todos.

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