as 4 edições anteriores foram realizadas na Europa HSCI’2004 em Ljubljana/Slovênia, HSCI’2005 em Creta/Grécia, HSCI’2006 na Universidade de Minho em Braga/Portugal, e HSCI'2007 na Universidade deAçores, Ponta Delgada, Portugal, atendendo mais de 800 participantes de 45 países de 5 continentes.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Hands on Science no Brasil
as 4 edições anteriores foram realizadas na Europa HSCI’2004 em Ljubljana/Slovênia, HSCI’2005 em Creta/Grécia, HSCI’2006 na Universidade de Minho em Braga/Portugal, e HSCI'2007 na Universidade deAçores, Ponta Delgada, Portugal, atendendo mais de 800 participantes de 45 países de 5 continentes.
Experiência Mal-Sucedida
Folha on line, 26/08/2008
O Dia on line, 26/08/2008
Assim como na postagem anterior (Estudante de Biologia Morre em Zoológico), essa foi mais uma experiência mal sucedida, onde os riscos foram minizados. Levando a consequências que poderiam ter sido evitadas.
O fato de realizar uma experiência (pela experimentação) não garante por si só uma melhor aprendizagem. Existem outros fatores que devem ser levados em consideração, embora não vou entrar no mérito, um deles, são os fatores de risco.
Algumas perguntas devem ser realizadas antes de uma determinada prática:
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Estudante de Biologia Morre em Zoológico
O estudante de Biologia (último ano) Erik Arrieta , 29 anos, trabalhava em um zoológico em Caracas, na Venezuela. Foi morto por uma cobra de mais de três metros de comprimento e 30 quilos (uma Píton), no último sábado (23). Consta que Arrieta não tomou as devidas precauções e ter violado as regras de segurança. Segundo os representantes do zoológico o estudante resolveu cometer um conjunto de imprudências ao entrar na cova da cobra, como:
* entrar sozinho,
* de madrugada,
* sem ferramentas de manipulação adequadas.
A píton asiática picou o estudante e em seguida o enroscou, sufocando-o. Os colegas de trabalho só descobriram o incidente no dia seguinte, quando a cobra tentava estava engolindo a cabeça de Arrieta. Segundo o jornal venezuelano "El Universal", Arrieta havia dito a colegas que pretendia "domesticar" o animal. "Esse animal eu domino, vão ver logo", teria dito Arrieta em diversas ocasiões.
Segundo o diretor do parque, Javier Hernández, o incidente é inédito e apenas aconteceu devido à violação das regras. "O jovem subestimou o instinto do animal", disse Hernández ao "El Universal".
O que podemos aprender:
Sempre é bom não desprezar os riscos de algo que não conheçamos direto. Sempre buscar a orientação adequada, seja na manipulação de animais, de reagentes, com a eletricidade, com experimentaçõesetc. Procure sempre saber suas limitações e respeitá-las. Obedeça as normas, elas existem para a proteção.
Nem sempre o conhecimento que temos é suficiente para lidarmos com as diferentes situações que se nos apresentam. Ensinar esse tipo de coisa está no nível atitudinal, e é complicada pois não está no currículo de nenhuma disciplina, mas é necessária em todas.
Na próxima vez que levar seus alunos ao laboratório observe a postura, observe se obedecem as regras de segurança e observe a sua postura. Caso seja aluno, procure reconhecer as normas existentes, se elas estão visíveis, se todos conhecem.
Importante: As atitudes são melhor geradas se você as desenvolver primeiro.
Química da Mulher
Elemento:
shows, etc...).
*como agente redutor de dinheiro (é o + poderoso que se conhece).
*pode ser de grande ajuda para relaxamento.
*Botão de Volume
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Passando pelo XIV ENEQ
Foi um momento de reflexão sobre o ensino de química que queremos. Ao longo da semana que vem divulgarei alguns dos trabalhos que aqui foram apresentados.
Abaixo registro algumas imagens do cenário, de amizades novas e amadurecidas.
Fig. 1 e 2 Aqui é o caminho que tinha de percorrer todos os dias manhã e tarde, uma caminhada de 20 minutos, excelente por sinal, com a vista e a natureza ao redor. Este local é o Jardim Botânico Fanchette Rischbieter.
Um Conto Sobre a Flatulência
- Hum! Esta morte não me cheira bem...
Foi chegando à casa da onça e viu os parentes dela chorando. Bem a salvo, pendurado num galho de árvore, indagou:
- A falecida está morta mesmo?
- Por quê? - perguntaram os parentes.
- Ora, quem morre sempre dá seus três últimos pum... - comentou ele, matreiro.
A onça ouviu tudo. Fingia-se de morta para agarrar o macaco. E, caindo na conversa dele, tratou de dar três sonoros puns :
- PUMMMM! ...PUMmmmm...PUMNmnMNmnMnNM...
E o macaco? Safou-se gritando:
- Está viva, a gaiata!
A onça levantou-se, furiosa; e os animais fugiram de perto da onça e agradeceram ao macaco por sua astúcia e salvar-lhes a vida.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
A Química da Flatulência
O que faz os flatos apresentem odor?
O odor provem de pequenas quantidades de ácido sulfídrico e Enxofre liberados na mistura gasosa. Quanto mais rica em Enxofre for a sua dieta, mais desses gases irão ser produzidos pelas bactérias em seu intestino e mais odorentosserão os flatos. Alguns alimentos são ricos em enxofre, por exemplo, ovos, cebola, couve-flor, etc.
É verdade que o potencial da flatulência pode aumentar pelo feijão?
A tabela abaixo que compara diversas taxas entre as flatulações dos bovinos com os ovinos.
Aproximadamente 14% das emissões de gases de efeito estufa são emitidos por rebanhos bovinos.
O ser humano também flatula muito?Em média uma pessoa produz o equivalente a cerca de um litro de flatos por día, distribuidos em aproximadamente 14 flatos diários. Surpreso?
No planeta Terra somos aproximadamente 6 milhões de habitantes, isto implica em 6 milhões de litros de flatos por dia, quase 90 milhões de flatos por dia, pode-se portanto, dizer que contribuímos para o aquecimento global, já que o metano é um dos principais gases emitidos no processo deflatulência. Pode ser difícil para você determinar o volume de seus flatos diários, mas você pode estimar quantas vezes ao dia flatula. Pense nisso como um pequeno experimento científico: Anote tudo o que come e conte o número de vezes que você flatula. Anote detalhes como o odor de seus flatos. Descubria se existe uma relação causal entre o que você ingere e o odor de seus flatos.
Os homens flatulam mais que as mulheres?
Não existe uma diferença relacionada ao sexo, as bactérias não se agrupam por sexo, a mesma alimentação pode ser consumida por ambos. a diferença está em os homens terem menos vergonha, por muitas vezes emitirem sonoridade com orgulho ao flatularem.
O som é produzido pela pressão exercida pelo fluxo gás em relação ao diâmetro da dilatação do canal anal. Por isso não pode se desconsiderar a velocidade de expulsão do gás e o estritamento dos músculos da esfínter anal.
Por que os gases sobem e chegam rápido ao nariz?
Determinar o tempo de deslocamento das moléculas até o nariz não é tão simples, pois depende de algumas variáveis que influenciam na cinética molecular, como: condiciones atmosféricas, umidade e velocidade do vento, também da distância entre as pessoas envolvidas. Os flatos também dispersam ocasionando a diluição, que dimunuem a [ ]. Por isso ha de se considerar o volume de ar disponível no ambiente e o volume do ambiente.
É possível causar a combustão com os flatos?
É verdade que o flato fede mais para outras pessoas do que para quem o emite?
Aqui encerro esta discussão.
Espero poder anexar dois vídeoas que alimentem a discussão. Para ela não "dispersar" - no bom sentido.
1º Encontro sobre Divulgação e Ensino de Ciências
Prêmio Escola 2008
O concurso pretende reforçar a aprendizagem e o ensinamento sobre as temáticas relacionadas ao Prêmio e promover a cultura científica e tecnológica na população escolar. Entre as várias premiações, será concedido à escola vencedora um diploma de reconhecimento e kits de materiais de leitura. Ao aluno e ao professor autores da melhor história, além de diploma será oferecida uma viagem turístico-cultural. A entrega dos prêmios está prevista para a semana de comemoração do Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro. O Prêmio Escola 2008 se caracteriza como um estímulo e um reforço à política nacional consolidada pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. O Projeto, uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, tem o apoio das agências das Nações Unidas UNESCO, UNODC, UNAIDS, UNFPA e UNICEF.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Material de Apoio ao ENEM
Lembrar que o foco era que nossos alunos iam até bem quando se deparavam com as redações mas vão mal quando quando se deparam com as questões objetivas (fenômeno demostrado nos gráficos 1 e 2).
Para aumentar, click nos gráficos.
por isso estamos esta semana centrando fogo na atividade de difusão destes módulos. Eles não estão acabados, não são solução, mas com certeza será mais uma ferramenta poderosa na mão do professor.
Testando a Toxidez do Ácido Cianídrico
Dois frascos tipo maionese com tampas
Folhas do louro de cereja
Um inseto
Procedimentos
1- Colete um punhado das folhas frescas.
2- Rasgue as folhas em diversas partes, rolando-as em seus dedos para esmagá-los.
3- Ponha as partes em um frasco de vidro pequeno e tampe.
4- Prenda um inseto (por exemplo: uma mosca) no outro frasco. Sele o frasco e armazene-o em um armário escuro.
5- Antes da demonstração, faça um teste, passanso as folhas em torno da classe e perguntando aos estudantes se reconhecem o cheiro.
6- Mostre aos estudantes o símbolo do perigo tóxico, emfatizando que o HCN é tóxico especialmente em espaço confinado, onde concentrações mais elevadas possam acumular, podendo ser letal.
7- Levante finalmente, com cuidado a tampa do frasco que contém o inseto e adicione algumas folhas esmagadas. Use uma câmara web e um projetor para a turma observar melhor.
sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Mapas Conceituais de Epitaciolândia e Assis Brasil - Parte II
Mapas Conceituais de Epitaciolândia e Assis Brasil - Parte I
- Os conceitos: regularidade nos acontecimentos ou nos objetos que se designam através de um térmo. "ácido", "reagente", ou "atmósfera" são exemplos de conceitos.
- Palabras de ligação: são utilizadas para unir os conceitos e para indicar o tipo de relação que se estabelece entre eles. Por exemplo, se relacionamos os conceitos "homem" e «átomos», mediante as palavras de ligação "proporciona" ou "modifica", as proposições que genram são parecidas mas não idênticas.
- Proposições: dois ou mais termos conceituais unidos por palavras para formar uma unidade semântica. Ex. "O homem é formado por átomos".
- Elipse ou óvulo: Os conceitos se colocam dentro da elipse e as palavras de ligação se escrvem sobre ou junto a linha que unem os conceitos. Podem utilizar-se tambem: retângulos, quadrados, círculos, etc.
- Linhas e Flechas de Ligação: Nos mapas conceituais convencionalmente, não se utilizam as flechas porque a relação entre conceitos esta especificada pelas palavras de ligação, se utilizam as linhas para unir os conceitos.
- As Flechas: Só no caso da relação que se trate não seja de subordinação entre conceitos, por tanto, se utilizam para representar uma relação cruzada, entre os conceitos de uma etapa do mapa e os de outra parte da "árvore" conceitual. A flecha nos indica que não existe uma relação de subordinaçãol. Por exemplo: "água, mistura e farinha".
Os mapas conceituais podem ser usados em qualquer série e em qualquer conteúdo. Os MCs constituem uma representação explícita e manifesta de conceitos e proposições que possui uma pessoa, permitem aos docentes e aos estudantes mudar seus pontos de vista sobre a validade de um determinado vínculo ou dar-se conta das conexões que faltam entre os conceitos e que sugerem a necessidade de uma nova aprendizagem. Igualmente servem para tornar clara as concepções equivocadas, pois se observam geralmente por uma conexão entre dos conceitos que formam uma proposição claramente falsa, ou que passa por alto a idéia principal que relaciona dois ou mais conceitos.
O exercício de elaboração de MCs fomenta a reflexão, a análise e a criatividade.
Todos os mapas expostos neste comentário são produções dos professores locais claramente identificados nos slides.
Quero parabenizar a todos por seus produtos.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Experimento - Toxidez do Cianeto
Materiais
Dois frascos com tampas vazios (pode ser vidros de maionese)
Folhas do louro de cereja.
Um inseto.
sexta-feira, 1 de agosto de 2008
Meu Melhor Produto de Reação
Use o Google como Calculadora
Uma curiosidade que os professores podem explorar é o potencial de usar o google como calculadora.
- subtração
* multiplicação
/ divisão
^ potência